Radiografia Interproximal
Radiografia Interproximal
O que é radiografia interproximal?
A radiografia interproximal, ou Bite Wing é um tipo de radiografia intrabucal, sendo que
“bite-wing” significa “asa de mordida” e refere-se ao modo como receptor de Raios-X fica posicionado entre os dentes do paciente.
Trata-se de um procedimento preciso que permite visualizar as coroas dos dentes posteriores molares e pré-molares, superiores e inferiores. O exame é bastante simples e pode ser feito em crianças e em adultos.
A radiografia interproximal ainda permite a visualização das cristas ósseas vizinhas ao maxilar e à mandíbula. Em resumo, ela propicia uma observação mais nítida dos dentes posteriores.
Quando a radiografia interproximal é indicada?
Solicite a radiografia interproximal ao seu paciente para:
- diagnosticar alterações na polpa,
- identificar lesões periodontais,
- diagnosticar cáries não estão aparentes,
- visualizar a adaptação de próteses e restaurações.
Como a radiografia interproximal é feita?
Para fazer uma imagem de radiografia interproximal, o técnico em radiologia direciona o aparelho de uma forma que o feixe de Raio-X alcance as faces proximais dos dentes de forma perpendicular aos dentes e paralela ao plano oclusal. A angulação horizontal é direcionada perpendicular às faces proximais dos dentes, já a vertical, varia de oito a dez graus positivos.
Radiografia interproximal tradicional
Na versão tradicional, a mordida é feita em um receptor com filme radiográfico. Já a versão digital, não requer filme. No primeiro caso, radiografia interproximal é feita em um receptor com filme radiográfico nas dimensões 3 x 4 cm ou 3,4 x 2,2 cm. É realizada com uma película normal com aleta de cartolina ou colocada em posicionador interproximal.
O filme é colocado intraoralmente e o paciente faz a contenção da asa de borboleta ocluindo sobre a aleta. Caso o profissional queira estudar as cristas alveolares, recomenda-se colocar o filme em pé.
Para visualizar os dentes superiores e inferiores em um mesmo exame, a radiografia interproximal é dividida em quatro: duas para na região dos dentes molares e duas nos dentes pré-molares.
Radiografia interproximal digital
Na versão digital, o filme convencional é substituído pela placa de fósforo ou pelo sensor digital. O profissional posiciona o aparelho corretamente e conta com o auxílio do posicionador para que o paciente faça a oclusão.
- posição da cabeça: PSM perpendicular ao solo e linha do trago à asa do nariz paralela ao assoalho;
- arcada: o exame deve mostrar a face distal dos dois pré-molares e a face distal dos caninos.
Há ainda outra vantagem no sistema digital: o sistema de placas de fósforo, que recebe a imagem, faz com que taxa de exposição à radiação seja 70% menor do que a emitida por uma radiografia convencional.
Quais as indicações da radiografia interproximal?
- visualização, em uma mesma imagem, das coroas dos dentes superiores e inferiores;
- avaliar a eficácia de alguns tratamentos, como as restaurações;
- relação entre dentes decíduos e germes dos permanentes;
- observação de possíveis mudanças na cavidade pulpar;
- observação de cáries oclusais e interproximais;
- identificação de excessos marginais;
- avaliação do estado periodontal;
- visualização de cálculos dentais;
- visualização das cristas ósseas;
- visualização de perdas ósseas;
- pesquisa de cálculo gengival;
- reincidência de cáries.
Solicite agora mesmo os exames odontológicos para alinhadores ortodônticos do seu paciente na Fenelon – Diagnósticos Odontológicos por Imagem! Conte com nossos serviços e profissionalismo.
Central de Atendimento
(61) 3030-5400 | (61) 99619-2026.