Tomografia computadorizada para periodontia
Em periodontia, um dos exames que mais auxilia os cirurgiões-dentistas periodontistas é a tomografia computadorizada de feixe cônico (cone beam ou volumétrica). Neste post, veremos as utilidades da tomografia em periodontia.
Tomografia computadorizada para periodontia
Em periodontia, um dos exames que mais auxilia os cirurgiões-dentistas periodontistas é a tomografia computadorizada de feixe cônico (cone beam ou volumétrica). Neste post, veremos as utilidades da tomografia em periodontia.
Como deve ser o planejamento cirúrgico em periodontia?
O diagnóstico em periodontia para o planejamento cirúrgico, é baseado no exame clínico e na complementação radiográfica objetivando a visualização de defeitos ósseos, de envolvimentos de furca e da relação entre a crista óssea e a junção cemento esmalte.
A sondagem, para determinar a profundidade de bolsa periodontal e nível de inserção clínico, depende de fatores como inflamação do tecido, angulação da sonda e força da sondagem. Essas medidas podem subestimar a extensão de defeitos ósseos. Por isso, os exames radiográficos tradicionais são deficientes para um diagnóstico preciso, pois não permitem uma observação tridimensional das estruturas, o que pode prejudicar o planejamento cirúrgico.
Antigamente, para o tratamento cirúrgico em periodontia, a anatomia da região era reconhecida apenas através de cirurgias exploratórias. Além disso, a decisão da conduta a ser tomada dependia da anatomia encontrada no transcirúrgico.
Hoje em dia, a Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico (TCFC) é fundamental para o diagnóstico mais preciso e para o periodontista estabelecer um plano de tratamento adequado que otimiza o tratamento de defeitos ósseos e de furca, bem como de cirurgias estéticas.
Quais são os usos da tomografia computadorizada em cone beam em periodontia?
- auxiliar no diagnóstico de fraturas e perfurações de raízes horizontais e oblíquas,
- visualizar a relação entre crista óssea e junção cemento esmalte,
- determinar a extensão e a gravidade de lesões periodontais,
- medições relativamente precisas de defeitos ósseos,
- determinar as relações entre tecidos duros e moles,
- analisar e mensurar defeitos ósseos vestibulares,
- avaliar e mensurar a espessura da tábua óssea vestibular,
- mensurar a espessura da mucosa mastigatória,
- mostrar a espessura gengival e óssea,
- identificar problemas na furca,
- visualizar defeitos ósseos.
Por meio da tomografia computadorizada de feixe cônico, o periodontista e o profissional que atua em diversas especialidades, consegue visualizar os dentes, as estruturas ao redor e os ossos da face em três dimensões (altura, largura e profundidade), tornando o exame muito mais específico do que uma radiografia convencional que capta imagens em duas dimensões (altura e largura).
Solicite agora mesmo a tomografia computadorizada cone beam para planejar o melhor tratamento do seu paciente na Fenelon – Diagnósticos Odontológicos por Imagem! Conte com nossos serviços e profissionalismo.
Central de Atendimento
(61) 3030-5400 | (61) 99619-2026.