Radiologia odontológica
A radiologia odontológica surgiu em 1895 com a descoberta do Raio-X e representou um grande avanço em termos diagnósticos, se considerarmos que não havia meios de observar internamente o corpo sem se utilizar de métodos invasivos.
A seguir, veja os exames radiográficos disponíveis em odontologia.
Radiologia odontológica
A radiologia surgiu em 1895 com a descoberta do Raio-X e representou um grande avanço em termos diagnósticos, se considerarmos que não havia meios de observar internamente o corpo sem se utilizar de métodos invasivos.
A seguir, veja os exames radiográficos disponíveis em odontologia.
Radiografias Extrabucais
Radiografia Panorâmica
O que é?
A radiografia panorâmica mostra uma visão geral de todos os dentes, estruturas ósseas e tecidos moles circundantes.
Qual a indicação?
É indicada para observar vários elementos dos dentes, tecidos moles e ossos da boca e da face, sendo importante para o planejamento de diversos tratamentos.
Telerradiografia lateral
O que é?
Trata-se de uma radiografia do crânio padronizada. A padronização é fundamental para o desenvolvimento da cefalometria.
Qual a indicação?
É utilizada para planejar tratamentos ortodônticos, pois permite a avaliação do crescimento e do desenvolvimento de maxila e mandíbula em relação à base do crânio. Seu valor principal é o monitoramento do progresso do tratamento pela realização de traçados cefalométricos.
Telerradiografia Frontal
O que é?
Telerradiografia frontal mostra toda a face e a cabeça de frente.
Qual a indicação?
Esse exame é eficaz para identificar os casos de assimetria dos dentes em relação à maxila e mandíbula e entre o lado direito com o esquerdo. Permite, ainda, avaliar o crescimento lateral do crânio, auxilia no planejamento ortodôntico de pacientes com traumatismo, além de auxiliar as cirurgias ortognáticas.
Avaliação de maturação óssea (carpal)
O que é?
Exame radiográfico que identifica a idade óssea do paciente pediátrico é fundamental para ortodontistas e cirurgiões bucomaxilofaciais. Dessa forma, esses profissionais determinam o grau de maturação óssea dos ossos maxilares. O exame auxilia no planejamento de aparelhos ortodônticos e de cirurgias ortognáticas.
Qual a indicação?
A estimativa da idade óssea é utilizada para avaliar desordens no crescimento em pacientes pediátricos. Com isso, o dentista compara o quanto o crescimento evoluiu em relação à maturidade óssea.
Radiografias Intrabucais
Radiografia Periapical
O que é?
A radiografia periapical direciona o feixe de Raios-X diretamente para um dente, gerando uma imagem desse dente e dos dois que o cercam.
Qual a indicação?
Esse exame radiográfico mostra detalhes da anatomia desses dentes e das estruturas anatômicas que os cercam.
Radiografia Interproximal
O que é?
A radiografia interproximal também é denominada Bite Wing permite visualizar as coroas dos dentes posteriores — os pré-molares e molares de ambos os lados. É um procedimento simples e preciso.
Quando é indicada?
É solicitada pelos cirurgiões-dentistas para diagnosticar cáries, lesões periodontais (na gengiva), alterações na pulpar, visualizar a adaptação de próteses e restaurações.
Radiografia Oclusal
O que é?
O dentista posiciona a película radiográfica entre os dentes da maxila superior inferior, como se a pessoa mordesse o filme.
Quando é indicada?
A radiografia oclusal é usada pelos dentistas e serve para avaliar a posição de raízes residuais (restos de raízes), dentes inclusos (como os do siso) e dentes supranumerários (dentes a mais), além de certas anomalias (extensão de lesões ósseas, por exemplo), entre outros.
Técnica de Clark
O que é?
A técnica de Clark consiste em duas radiografias periapicais com diferentes angulações horizontais: uma no sentido orto-radial e outra com deslocamento horizontal do cabeçote de Raio-X com incidência ortorradial e outra com incidência mésio ou distorradial
Qual a indicação?
O método é indicado para determinar o posicionamento vestíbulo-lingual dos dentes não-irrompidos (que não nasceram).
Se ainda restarem dúvidas a respeito das radiografias odontológicas, converse com seu dentista. É importante sanar todas as questões antes dos exames, bem como antes e após o tratamento.