DÚVIDAS MAIS COMUNS

Radiologia Odontológica e Imaginologia é a especialidade odontológica que aplica métodos exploratórios por imagem para analisar as arcadas dentárias, ossos que as sustentam, da maxila e mandíbula e ATM. Assim, permitem um diagnóstico preciso e um melhor acompanhamento de tratamentos odontológicos. A Radiologia Odontológica é a responsável por fazer a documentação do complexo boca / maxila / face e suas estruturas anexas. A especialidade compreende exames de radiografia (como a panorâmica, a periapical, a interproximal, a oclusal etc) e tomografia computadorizada.

A Radiografia Odontológica compreende um conjunto de tipos de exames (radiografia panorâmica, periapical, interproximal, oclusal, entre outras) utilizados por cirurgiões-dentistas de diversas especialidades no diagnóstico e no tratamento de problemas dentários e bucais em geral, incluindo ossos da maxila e mandíbula, bem como da articulação têmporo mandibular.

O exame de Raio-X Odontológico, nada mais é que a Radiografia Odontológica. Ele recebe esse nome porque um equipamento emite os raios-x (em baixíssima concentração) para que a imagem seja formada. Esse exame de radiologia permite diagnosticar diversas doenças dos dentes, ossos da face e da gengiva. Os vários tipos de Raio-X Odontológico permitem obter imagens de diferentes perspetivas das estruturas anatômicas a serem examinadas.

A tomografia computadorizada é uma espécie de Raio-X que enxerga a área examinada em 360 graus. Assim, o exame feito por um equipamento chamado tomógrafo gera imagens ditas “em fatias”, podendo ser analisadas de qualquer ângulo. Se a tomografia for a chamada tomografia computadorizada de feixe cônico, volumétrica ou cone beam, o método de captura radiográfica da imagem será em três dimensões (3D), permitindo um exame ainda mais detalhado.

O nome “panorâmica” já indica que se trata de algo amplo. Isso porque, a radiografia panorâmica é uma imagem da boca como um todo. Por meio dela, é possível observar:

  • arcada superior;
  • arcada inferior;
  • todos os dentes;
  • região do nariz e seios nasais;
  • articulações temporomandibulares (ATM);
  • todos os elementos dentários da maxila, mandíbula e constituintes ósseos.

Com relação às arcadas, ainda que sua estrutura seja curva, a imagem mostra uma representação plana dessas regiões, o que facilita a análise de cada parte.

A Fenelon possui parceria com diversos convênios, para saber se o seu faz parte dessa lista clique no botão abaixo.

Sim, atendemos o convênio Amil. Clique no link abaixo para saber em quais unidades atendemos.

Sim, atendemos o convênio Rede Unna. Clique no link abaixo para saber em quais unidades atendemos.

Temos 22 unidades em Brasília e região metropolitana. Clique no link para saber qual está mais perto de você e os horários de atendimento.

O Check-up Odontológico contem possibilita um diagnóstico precoce de problemas bucais, que permite intervenções menos invasivas e maior conforto ao paciente, pois quando identificado no início, o problema bucal pode ser resolvido de maneira muito mais simples e, até mesmo, de forma indolor. Para saber mais detalhes, clique no botão abaixo.

Documentações Ortodônticas são extremamente importantes para um diagnóstico preciso, um planejamento individualizado e, consequentemente, um tratamento ortodôntico correto e satisfatório.
Nas unidades Fenelon, realizamos vários modelos de documentações ortodônticas inclusive as documentações ortodônticas 100% digitais.

Para saber mais detalhes, clique no botão abaixo.

Toggle Content goes here

Toggle Content goes here

Toggle Content goes here

Toggle Content goes here

Toggle Content goes here

Toggle Content goes here

Toggle Content goes here